16 de junho de 2015

Como gravo os meus vídeos

Ultimamente têm-me colocado algumas questões acerca de como gravo os meus vídeos, mas realmente eu não tenho nenhum equipamento especial para o fazer e muito menos entendo da matéria. 

A minha experiência

De início gravava com a máquina fotográfica, uma Casio Exilim compacta de 12.1 mp.



Tinha 2 problemas com ela: 

1. Só gravava durante 10 minutos. Ao fim desse tempo parava automaticamente sem qualquer tipo de aviso. Ora isto é particularmente irritante quando se está entretido a gravar um tutorial e quando nos apercebemos, já o trabalho está feito e só existe filmagem do início. Mas nem todas as compactas têm este problema.

2. Como o que eu queria era filmar os meus albuns e tutoriais, a máquina tinha que estar voltada para mim e assim deixava de ver o ecrã. Era realmente complicado perceber se estava a cobrir a área que queria filmar. Pelos vistos, era um problema de fácil resolução pois bastava pendurar um espelho atrás. 

Entretanto avariou e, como nao sabia ainda a técnica do espelho, em vez de outra compacta, optei por investir numa câmara de filmar com visor rotativo. Então comprei a Canon Legria HF-R36.

É esta a câmara que uso actualmente com um tripé do LIDL, super pequenino mas que dá perfeitamente para encaixar no monitor do computador. Só tenho que ter o cuidado de não fazer movimentos bruscos para que não trema nem caia :D

Gravo os vídeos em HD, no formato MPEG-4 e para editar uso o Pinnacle Studio. É um editor razoável mas (no meu computador) trava muito. Sei que o novo Windows Movie Maker é bom, mas como tenho o Vista, o Movie Maker associado tem poucos recursos. 

Outra coisa muito importante, é a luz. Para quem, como eu, não tem projectores nem nenhum tipo de equipamento desse género, o melhor é mesmo uma boa luz solar. Tenho vários vídeos gravados à noite mas claro que a qualidade da imagem fica comprometida. 

Não sei se consegui responder às vossas dúvidas mas volto repetir que não percebo nada desta máteria. Também ando a investigar e a tentar aprender, por isso todas as dicas ou sugestões são sempre bem vindas! 

4 comentários:

  1. Olá Susana, este post veio de encontro ao que eu estou neste momento a tentar fazer! Não será bem fazer vídeos mas lembrei-me que provavelmente terás passado pelo mesmo que eu inicialmente que é a construção de um blog! Será que poderias partilhar a tua experiência num próximo post? Por exemplo, porque optaste pelo blogspot, se necessitaste de ajuda profissional ou não, se o layout foi difícil de fazer, etc...Sou muito chata não é? rsrsrsrs...obrigada por partilhares estas experiências, são sempre úteis!

    ResponderEliminar
  2. Ola Susana atualmente aínda usas o mesmo editor de vídeo?
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  3. Olá Susana eu gostava de saber como é que instalas te o pinnacle studio?
    É que eu não consigo nem sei!

    ResponderEliminar