11 de abril de 2015

O que aconteceu, afinal?

Bom dia menin@s:

Apesar de eu querer dar este assunto como encerrado, depois de tanta polémica criada à volta dele na minha página, sinto que vos devo uma explicação.

O que se passou foi que uma loja de artes decorativas (que não vou referir o nome) se lembrou de fazer um workshop usando um tutorial meu. 

E ela podia fazer isso? Podia! E podia ter dado os créditos? Podia! E podia não ter dado? Também podia! Mas ela fez a única coisa que eu achei que não podia. Ela tomou o meu projecto como se dela se tratasse e aí eu reagi.




E foi esse comentário que desencadeou uma série de reacções estranhas da parte de algumas defensoras do plágio que eu sinceramente não entendi. Tive mesmo que bloquear uma das senhoras pois parecia spam na minha página a espalhar comentários por tudo quanto era sítio. 

No fundo, em vez de um pedido de desculpas, que para mim era suficiente, acharam melhor espernear, chamar-me de maldosa, arrogante e ressabiada e tentar virar o "bico ao prego". É que no final a pessoa que copiava as coisas dos outros já era eu. E como "ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão" já não havia problema. 

Eu também me inspiro na internet, sim. Já fiz trabalhos que vi na internet, sim. Mas não tomo como meu o que não é. 

E quanto a este álbum, que dizem haver imensos na net, há mesmo! Iguais? Não. As medidas foram minhas, a ideia de unir o acordeon com bolsos também, etc... Mas como "medidas" é que coisa que já existe há séculos e "acordeons" também, eu no fundo não tenho mérito nenhum.

Para terminar deixo-vos a resposta da dona da loja que promoveu o dito workshop da discórdia. Ao que parece, a criatividade dela é nula e o plágio é recorrente pois como ela mesma diz, já há 4 anos foi acusada por outra pessoa do mesmo. Mas tem a consciência tranquila e isso é o mais importante.

E é mesmo, porque eu também tenho! 

Obrigada pelas vossas palavras de conforto. Sabe bem perceber que não estou sozinha. Beijinhos!


5 comentários:

  1. Bem, a resposta dessa "senhora" é de uma tristeza extrema. Se sabe tanto porque perdeu 5 minutos a ver o teu trabalho? Pensasse pela própria cabeça. Isso de ela ensinar de borla na loja é muito engraçado!!! Ensina de borla para que lhe comprem os materiais. Vê-se que tem a mania que é mais esperta que as outras. Olha, não ligues, porque essa contigo já não se mete mais. Bom trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio. Sabe bem ver que ainda há pessoas que me compreendem.
      Beijinho e mais uma vez obrigada <3

      Eliminar
  2. Bom... nem sei que diga... não me conhece mas gostaria de lhe dizer que existem pessoas com as queia não devemos perder tempo... O texo que li é pequeno e triste demais... não consegui ficar calada. esta senhora não perebeu que bastavam 2 palavrinhas e poderia continuar a ensinar o que aprende na net... Susana não pense mais no assunto e continue a trabalhar pois os seus trabalhos são magníficos:) Aliás estou a fazer os convites para o batizado da minha filhota aprendendo consigo, Parabéns e obrigada por nos ensinar.

    ResponderEliminar
  3. olà! Tenho seguido o teu trabalho a umas semanas e estou a adorar.
    Acho que chego com bastante atraso a este post. mas essa senhora só merece um "lol" a tudo o que disse. Tadinha dela -.-

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vanessa! Já nem me lembrava desta história... Na altura fiquei triste mas depois "segui caminho".
      No fundo o vosso carinho e os vossos comentários são o motor que me faz seguir em frente. Obrigada por seguires o meu trabalho e espero que continues por aqui. Isso sim, me faz feliz! :*

      Eliminar