28 de agosto de 2015

Dicas de Organização - Cartolinas

A história é simples (ou não): 

Há imensas cores de cartolina (já para não falar de marca, textura, gramagem...) e sempre que precisamos de uma cor específica para um trabalho, é exactamente essa que não encontramos. E temos que correr as lojas todas.

Para evitar que isso aconteça, começamos a criar uma espécie de obsessão e, em cada papelaria que passamos temos que meter o nariz "só para ver" mas «Ahhhhh!!! Aqui há azul escuro. É tão difícil encontrar. Vou levar 10.»

Mais tarde passamos noutra, espreitamos só a montra e «Olha, tem cinza. Ui... o cinza é mesmo difícil de encontrar. E aquele tom de rosa? Tão lindo! Vou levar.»

Já em casa, guardam-se bem direitinhas para não se estragarem porque vão todas ser necessárias mais cedo ou mais tarde. E é tão bom termos o material quando precisamos...

Entretanto chega a hora de começar um projecto. Vamos ao stock de cartolinas e «Que bom, eu sabia! A carolina ideal está aqui! Ainda bem que comprei!»

A meio do trabalho, as cartolinas acabam e precisamos de mais. Temos que ir comprar. Mas onde? «Ai... De onde veio esta? Será que foi... ai, nao sei onde comprei. E agora? Agora há que percorrer todas as lojas outra vez...»

................. 

Depois de ter sido actriz neste filme (mais do que uma vez) tive que encontrar uma solução. 

O engraçado é que por vezes arranjo soluções tão básicas que nem me passa pela cabeça que alguém queira saber delas e muito menos que também precise. Mas ontem essa questão foi colocada e eu decidi contar-vos como faço.

Resolvi o meu problema com: 

- um furador de círculo (uma tesoura também serve)
- um furador corrente de escritório
- uma argola articulada (ou uma fita)
- canetas => para as cores mais escuras uma caneta de gel branca dá jeito

Agora, sempre que compro uma cartolina, corto um círculo (se ela tiver etiqueta é a parte que escolho pois já contém alguma informação) e escrevo lá tudo o que sei e o sítio onde comprei

Depois é só furar e colocar na argola. 

Eu gosto de organizar por tons porque esta peça, além de ser uma forma excelente de controlar o stock, acaba por funcionar também como mostruário, bastante útil na hora de escolher a cor mais adequada ao projecto.

Fácil, fácil... tão fácil que nem sei para que escrevi tanto... :D


10 comentários:

  1. Bela ideia!Nunca me tinha lembrado de tal coisa :)
    Olha Susana, e qual a medida de cartolinas que compras para os teus trabalhos?A4 ou A3?
    Se forem grandes, cortas com x-acto e régua, certo? Com cisalha é para esquecer... ou estará a falhar-me alguma coisa?

    ResponderEliminar
  2. Adorei a ideia! Nunca tinha visto assim para registro de onde comprar! Obrigada!
    Beijo grande, querida!

    ResponderEliminar
  3. Mais uma excelente ideia, básica mas que não me tinha lembrado. Obrigada.

    ResponderEliminar
  4. Escreveste tudo o que foi necessário querida Suzana. Continua a par olhar, mesmo o que hajas básico. Beijinhos linda.

    ResponderEliminar
  5. Susana adorei a ideia...mas no meu caso as lojas são tão limitadas lol...são só duas, mas de qualquer forma adorei a ideia! Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. boa ideia!! eu sou um pouco básica nas cartolinas dos álbuns: ou brancas ou cremes, por isso não preciso de fazer este "catálogo". mas ideia muito boa

    ResponderEliminar
  7. Olá Susana
    Excelente idéia e muito prática, adorei.
    Claro que vou adotar pois tenho esse probleminha também.
    Bjinhos e obrigada pela partilha.
    Miká♥

    ResponderEliminar
  8. Olá! Parabéns por este fantástico blog, sou nova nestas andanças e estou a adorar e a aprender imenso, sem contar que é inspirador! Beijinho

    ResponderEliminar