A história é simples (ou não):
Há imensas cores de cartolina (já para não falar de marca, textura, gramagem...) e sempre que precisamos de uma cor específica para um trabalho, é exactamente essa que não encontramos. E temos que correr as lojas todas.
Para evitar que isso aconteça, começamos a criar uma espécie de obsessão e, em cada papelaria que passamos temos que meter o nariz "só para ver" mas «Ahhhhh!!! Aqui há azul escuro. É tão difícil encontrar. Vou levar 10.»
Mais tarde passamos noutra, espreitamos só a montra e «Olha, tem cinza. Ui... o cinza é mesmo difícil de encontrar. E aquele tom de rosa? Tão lindo! Vou levar.»
Já em casa, guardam-se bem direitinhas para não se estragarem porque vão todas ser necessárias mais cedo ou mais tarde. E é tão bom termos o material quando precisamos...
Entretanto chega a hora de começar um projecto. Vamos ao stock de cartolinas e «Que bom, eu sabia! A carolina ideal está aqui! Ainda bem que comprei!»
A meio do trabalho, as cartolinas acabam e precisamos de mais. Temos que ir comprar. Mas onde? «Ai... De onde veio esta? Será que foi... ai, nao sei onde comprei. E agora? Agora há que percorrer todas as lojas outra vez...»
.................
Depois de ter sido actriz neste filme (mais do que uma vez) tive que encontrar uma solução.
O engraçado é que por vezes arranjo soluções tão básicas que nem me passa pela cabeça que alguém queira saber delas e muito menos que também precise. Mas ontem essa questão foi colocada e eu decidi contar-vos como faço.
Resolvi o meu problema com:
- um furador de círculo (uma tesoura também serve)
- um furador corrente de escritório
- uma argola articulada (ou uma fita)
- canetas => para as cores mais escuras uma caneta de gel branca dá jeito
Agora, sempre que compro uma cartolina, corto um círculo (se ela tiver etiqueta é a parte que escolho pois já contém alguma informação) e escrevo lá tudo o que sei e o sítio onde comprei.
Depois é só furar e colocar na argola.
Eu gosto de organizar por tons porque esta peça, além de ser uma forma excelente de controlar o stock, acaba por funcionar também como mostruário, bastante útil na hora de escolher a cor mais adequada ao projecto.
Fácil, fácil... tão fácil que nem sei para que escrevi tanto... :D
Bela ideia!Nunca me tinha lembrado de tal coisa :)
ResponderEliminarOlha Susana, e qual a medida de cartolinas que compras para os teus trabalhos?A4 ou A3?
Se forem grandes, cortas com x-acto e régua, certo? Com cisalha é para esquecer... ou estará a falhar-me alguma coisa?
Excelente ideia :D
ResponderEliminarTambém faço assim :D
ResponderEliminarAdorei a ideia! Nunca tinha visto assim para registro de onde comprar! Obrigada!
ResponderEliminarBeijo grande, querida!
Mais uma excelente ideia, básica mas que não me tinha lembrado. Obrigada.
ResponderEliminarEscreveste tudo o que foi necessário querida Suzana. Continua a par olhar, mesmo o que hajas básico. Beijinhos linda.
ResponderEliminarSusana adorei a ideia...mas no meu caso as lojas são tão limitadas lol...são só duas, mas de qualquer forma adorei a ideia! Beijinhos
ResponderEliminarboa ideia!! eu sou um pouco básica nas cartolinas dos álbuns: ou brancas ou cremes, por isso não preciso de fazer este "catálogo". mas ideia muito boa
ResponderEliminarOlá Susana
ResponderEliminarExcelente idéia e muito prática, adorei.
Claro que vou adotar pois tenho esse probleminha também.
Bjinhos e obrigada pela partilha.
Miká♥
Olá! Parabéns por este fantástico blog, sou nova nestas andanças e estou a adorar e a aprender imenso, sem contar que é inspirador! Beijinho
ResponderEliminar